segunda-feira, 17 de Setembro de 2012

Mossad - Eric Frattini



Nesta obra, talvez a melhor de Frattini até esta data, o autor ordena, de forma cronológica, algumas das missões mais importantes do braço armado da Mossad, o Kidon, desde a sua criação em 1951.

Num trabalho notável de investigação é-nos trazido à memória o rapto e execução de homens como Adolf Eichmann (cérebro da "Solução Final" Nazi); Herbert Cukurs (conhecido como o carrasco de Riga - membro das SS e responsável pela morte de 30 000 judeus no gueto de Riga, na Letónia); Terroristas do Setembro Negro (responsáveis pelos atentados aos atletas israelitas nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972 - missão imortalizada no cinema por Spielberg no filme "Munique"); Xeique Ahmed Yassin (responsável espiritual máximo do Hamas morto por um míssil teleguiado).

Este livro fabuloso leva-nos a conhecer, de forma profunda, todos os líderes da Mossad, assim como todos os primeiros-ministros israelitas e explica-nos, passo a passo, porque motivo esta secreta se tornou um mito.

A Mossad e os carrascos do Kidon (Baioneta) e a Metsada são a única unidade de forças especiais em todo o mundo ao dispor de um primeiro ministro para a execução de terroristas e influências que ponham em risco um Estado.

São identificados, em todos os capítulos, todos os agentes que, em nome de Israel e, por ordem directa do Primeiro Ministro, executaram, entre 1960 e 2010, centenas de alvos, desde criminosos de guerra nazis, passando por terroristas da OLP e do Hamas, até cientistas nucleares contratados pelo Iraque e Irão.

Nota: 5

1 comentário:

  1. Só Não compreendo voce ter dado " nota 5", pois minha nota é 9,0. Abraços, Sandra.

    ResponderEliminar